quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Instituições Educacionais em Ebulição X Educadores em Vaporização

"O mundo "sofre" grandes e profundas transformações “... " É preciso acompanhar o mercado ou você irá evaporar " "O conhecimento está obsoleto"... Final de ano, momento de balanço "Reformulação” Instituições Educacionais em Ebulição e educadores evaporando... A educação nos convoca fazer uma revisão de valores e convicções educacionais. Educar quem e para que? Há uma crise instalada nas Instituições , irei me ater no campo educacional, já que, educadores estão evaporando diante de uma ebulição de novas “velhas” Instituições educacionais. Final de ano, época de balanço momento de rever valores, (re) significar crenças e fazer escolhas ou quem sabe ser escolhido. Mais uma vez me pego escrevendo em forma de desabafo, como muito me ensina a Psicanálise (“fale, escreva tudo que lhe vem a mente...”) um método de tentar entender o não entendido, dizer o indizível, final de ano, sensibilidade, solidariedade época do ano de rever a balança e observar que lado pesa mais, ganhos X perdas. Momento de “evaporação” O conhecido dia “D” nas Instituições Educacionais (quem é educador sabe do que estou falando); famoso dia das demissões , momento de trocas, substituições e exclusões. Dia de “D” Deletar, eliminar aquele que incomoda , não nos serve ou quem sabe; SERVE até de mais que precisa ser eliminado rápido , antes de torna-se uma ameaça para a "nova velha instituição educacional em ebulição". Nos últimos dias, escutei de três amigos, educadores apaixonadas e extremamente envolvidos e comprometidos com nossa educação : - "Fomos demitidos; não servimos mais...” "Estamos vencidos”... De formas tão diferentes as falas tornaram-se tão semelhantes, meus colegas de educação ouviram um ruído sem querer escutar: - “ Precisamos de sangue novo neste momento da Instituição". Um olhar quase sem brilho e logo o ruído aumentou: - “Queremos agradecer seu excelente trabalho até aqui... mas agora o momento é de “sangue novo”! (normal na pós modernidade, o que não me serve basta descartar). Fico aqui pensando: - Será uma nova Instituição surgindo ? ( Uma ebulição educacional onde haverá Transfusões sanguíneas com apenas alguns tipos de “novo sangue” a ser aceito? ! seria uma nova forma de "reciclar" educadores e alunos? (O verdadeiro educador não perde o senso de humor ,e não perderei aqui neste ensaio sanguíneo!). Final de ano, momento de verificar a data de fabricação, (38, 42, 43,... 50...) o tempo de validade (está vencendo), é preciso de novas reposições, diante do inusitado nada como uma substituição silenciosa, (re) tira-se o “ velho” e coloca um “novo”... sangue. Como disse uma das “ Gestoras Educacionais” que é nomeada não sei por quem como “ Líder” (destas famosas que colecionam títulos e discursos vazio de sentido) mas que cumprem seus afazeres (de) magógicos com eficiência e prontidão, e o melhor, sem questionar. Pretendo aqui, provocar uma reflexão a cerca das Instituições Educacionais em Ebulição X Educadores em (E)Vaporização. Como fica a Educação diante dos meios de comunicação, onde tudo parece ser o que é. Substituir o vencido pelo novo. Como injetar “sangue novo” em uma “Instituição educacional velha”? Compessoas “novas-velhas”. “Novos” educadores de idade trarão novas respostas para aquilo que não há uma única resposta? Onde nos perdemos? Há um vapor de expectativas e perplexidade diante de tantas contradições como: Preparar o aluno para a vida, para diversidade, para o futuro, para o mercado de trabalho, sendo que este último é habitado pelos seus colegas (hoje) de sala, e (amanhã) seus concorrentes diretos no tal mercado de trabalho. -“Hoje ele pode ser seu amigo aqui dentro da sala, amanhã ele te derruba no mercado de trabalho, fique esperto e atento... (Fala de um Professor do 3º ano do Ensino Médio). Não estariam as Instituições educacionais provocando uma desumanização entre alunos, educadores, colegas de trabalho? Nem tudo pode ser explicado, no máximo, administrado e questionado. Na educação não há certezas apenas hipóteses e incertezas que devem ser pesquisadas e debatidas, jamais eliminadas por estar “vencidas”. Quando falamos em Educação, de qual educação estamos falando? Ela forma e informa? Ela está a serviço de quem e para quem? Que critérios “Instituições Educacionais em Ebulição” estão usando para substituir sangue velho por sangue novo? Educar para o Futuro? É este o objetivo, substituir pessoas maduras por pessoas novas... Que simplicidade! De que tempo educacional estamos falando? (hoje, ontem, amanhã), que vem se apresentando como um tempo da urgência: Humanizar nossas Instituições em tempos de ebulição, resgatar valores básicos como; simplicidade; responsabilidade; comprometimento; conscientização que vem em forma de um grande tema gerador: “Uma educação sustentável para a sobrevivência de si, do outro, do planeta” Seria a Educação Sustentável uma educação da Urgência? A Urgência Educacional que por sinal será contemplada no tema da Campanha da Fraternidade de 2010 “Fraternidade e Economia” onde o texto base da campanha defende que a economia existe para a PESSOA e para um BEM COMUM da SOCIEDADE e não a pessoa para a Economia... eu diria para atender simplesmente ao MERCADO. Quem está a serviço de quem? O que estamos ensinando as nossas crianças e jovens quando substituímos “ sangue velho por sangue novo”? Quem é a geração do futuro? Na minha opinião, a pior educação é esta que vem em EBULIÇÃO trajando uma eficiência utilitária com discursos e fórmulas mágicas como SANGUE NOVO para “salvar” crianças e jovens marcados por transfusões e genéricos ao longo de um processo educacional que vem comprovando “mortes” lentas e sofridas . Final de ano... época de balanço, momento de escolha e substituições. Queridas Amigos, vocês foram presenteados... Acreditem, há muitas Instituições Educacionais em temperatura ambiente em tempo real ( Hoje) fazendo a diferença passo a passo...na certeza de ser raiz. Na ruptura da veia educacional surge novas possibilidades! Basta estar de olhos abertos e perceber que o momento é agora, onde ainda pulsa sangue de verdadeiros educadores que pensam e agem por uma causa: A nossa Educação Com carinho e admiração, na certeza de compartilharmos este caminho. Da amiga e companheira de EDUCAÇÃO Jane Patrícia Haddad ( Paty) Belo Horizonte, 17 de Dezembro de 2009

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