segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

ESCUTAR

 


Acredito que o momento atual na educação é um convite a aprender sobre arte de ESCUTAR e gostaria de convidar cada um de vocês, gestores e professores a pensar e sentir sobre essa arte. Recentemente li um livro que se chama: À Escuta, do filósofo Jean-Luc Nancy[1] (2014, p. 19), onde ele diz: “Escutar é inquietar-se, (...) É estar inclinado para um sentido possível, e consequentemente não imediatamente acessível” (P. 17). “Estar à escuta é sempre estar à beira do sentido, ou num sentido de borda e de extremidade, como se o som musicalmente escutado, quer dizer, recolhido e perscrutado por ele mesmo (...)”. Como estamos escutando a este momento de COVID 19, onde quase todos nós estamos em “isolamento” e afastamento social? Onde boa parte dos lúcidos assiste o descaso político, o abandono das vidas humanas em detrimento do mercado? Onde a desigualdade social continua mantendo os mais pobres no subsolo da educação, enquanto os que tem mais oportunidades e acesso as tecnologias continuam saindo na frente?



[1] NANCY, JEAN-LUC. À Escuta. Edições Chão de Feira. Belo Horizonte, 2014. Quignard, P.

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