terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vila das Aves - Portugal

Saudades dos Amigos -Educadores com Brilho nos Olhos Vila das Aves,em Portugal , é nesta linda Vila que está a Escola da Ponte, lugar onde pude vivenciar a Possibilidade de Escutar e Olhar uma escola, em uma perspectiva real de inovação. Uma Escola, onde a coerência é buscada, foi ali que pude comprovar, que é possível fazer a diferença. Nada fácil, manter uma equipe em sintonia, diante de tantos desafios, mas ali , consegui ver uma luz. Ali a autonomia é para além de um discurso , ela é vivida diariamente em seus diversos espaços. Há formas de re-significar nossa educação, basta abrirmos os olhos e escutarmos nossos alunos. Ali não há Solidão e sim Solidariedade. " Ao ver uma menina de mais ou menos 9 anos, acompanhando um lindo menino com síndrome de Down, fiquei observando no refeitório: ela o ajudava a abrir seu lanche e orientava sem fazer por ele. Me encantei, a cena era muito humana, me aproximei e disse: - Você é o ajinho da guarda dele? - Ela me olhou com espanto e disse: - Não, eu simplesmente estou o ajudando, é minha obrigação e eu gosto..." Naquele momento, entendi que estou longe de SER uma EDUCADORA, mas não desisto!!! Saudades de uma Educação menos Solitária. Jane Patrícia " À véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas",Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

e-mail:
nome:
Comentário: